Guimarães reforça resposta de cooperação aos sem abrigo com protocolo

O Município de Guimarães assinou um protocolo que reforça a resposta aos sem abrigo no Concelho. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara, na passada quarta-feira, onde foi selado o acordo estabelecido pelo Município com os representantes das entidades que compõem o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) de Guimarães que reforça a cooperação no domínio da assistência a pessoas em situação de sem abrigo.

Na mesa protocolar estiveram Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, Henrique Joaquim, coordenador da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, e Paula Oliveira, vereadora da Acção Social.
Tratou-se de um importante momento que reafirma o compromisso de Guimarães, e das suas instituições, para com a solidariedade e inclusão sociais, e que dá seguimento ao trabalho que, desde Abril de 2023, tem vindo a ser realizado no domínio assistência a pessoas em situação de sem abrigo. Um dia que Paula Oliveira classificou como de “primavera para os sem abrigo” e que teve a sua génese durante a pandemia de Covid-19, aquando da constituição do Centro de Acolhimento de Emergência Social.


A Vereadora da Acção Social lembrou o trabalho de integração holística que a autarquia, em conjunto com as instituições parceiras, tem vindo a desenvolver, para o qual contribuem o Plano de Desenvolvimento Social e a Estratégia Local de Habitação. Um trabalho que Henrique Joaquim elogiou e que considera “estar a acontecer” realmente em Guimarães. Para o coordenador nacional, há pessoas envolvidas num trabalho que já deu frutos e a que é preciso de respostas integradas para serem eficientes.
“Temos que mostrar o que já fizemos”, disse.

Na sua intervenção, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, lembrou a sensibilidade envolvida no trabalho com os sem abrigo, dados os preconceitos e barreiras que ainda há a derrubar.
“Esta problema social precisa de trabalho em rede, sendo este protocolo assinado a resposta que é necessária e que é dada por um conjunto de instituições com competências na área”, disse. Para o Edil vimaranense, é importante ter presente que não há situações perfeitas, e que será inevitável a existência de sem abrigo na comunidade, pelo que é importante existir um “olhar atento”, capaz de prevenir essas situações. Domingos Bragança fez ainda saber que a Câmara Municipal de Guimarães assume uma candidatura ao PRR para a construção de um edifício de raiz destinado ao apoio temporário aos sem abrigo, mesmo combatendo algumas resistências que tem sentido, relacionadas com a sua situação geográfica. Tudo, em nome de “um território que se quer inclusivo e de gente feliz”.

Assinaram o protocolo as seguintes instituições: Município de Guimarães, Arciprestado de Guimarães e Vizela, CASFIG, Centro Distrital de Segurança Social de Braga, Centro Qualifica Triformis – Formação e Consultoria Técnica, S.A., Centro Qualifica Francisco de Holanda, Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, Escola Secundária de Caldas das Taipas (Centro Qualifica), Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Instituto Padre António Vieira, Lar de Santa Estefânia, Tempo Livre Fisical - Centro Comunitário Desporto Tempos Livres, Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE.

Integram ainda o Núcleo de Planeamento e de Intervenção para os Sem-Abrigo (NPISA) de Guimarães: Cáritas Arquidiocesana de Braga, Centro de Respostas Integradas de Braga da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde do Norte, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Lar de Santo António, Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, GNR e PSP.


Marcações: protocolo, sem abrigo

Imprimir Email