Vimágua assinala o Dia Mundial da Água com iniciativas em escolas

A Vimágua vai assinalar o Dia Mundial da Água com diversas iniciativas subordinadas ao tema «Água pela paz».

De acordo com o programa anunciado, a Vimágua vai desenvolver um conjunto de iniciativas em coordenação com diferentes escolas e outras entidades. Trata-se de um programa que começa esta segunda-feira na Escola Secundária Martins Sarmento, onde serão entregues um conjunto de suportes que visam chamar a atenção da comunidade escolar para a racionalização do consumo de água e a importância de consumir água da rede pública, uma água segura e mais económica.

Amanhã, dia 19, será dinamizada uma actividade no Colégio Vila Pouca (Obra Social do Sagrado Coração de Maria, Casa de Vila Pouca), onde será dinamizada uma acção de sensibilização para crianças dos 3 aos 5 anos.

No dia 20, quarta-feira, pelas 10h00, será realizada uma palestra subordinada ao tema «Água Segura», na Escola de EB 2,3 Abel Salazar, em Ronfe.

No dia 21, quinta-feira, pelas 15h00, decorrerá uma acção no Agrupamento de Escolas de São Bento, de Vizela.

Por último, na sexta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, será dinamizada, pelas 9h30, uma palestra no Colégio do Ave, subordinada ao tema «Água Segura» e no período da tarde serão apresentados os investimentos concluídos pela Vimágua, no corrente mês, em sistemas UPAC para a produção de energia. Pelas 15h00 será realizada uma visita ao Reservatório R3E de Guardizela e pelas 16h30 ao Reservatório de Frades em Vizela.

A propósito da efeméride, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua salienta a importância de chamar a atenção para as dificuldades no acesso à água potável para consumo humano, que são já uma realidade em muitas partes do mundo".

"A água tanto pode aproximar os povos, como pode ser motivo de graves disputas. Quando a disponibilidade de água é escassa ou não tem condições para ser utilizada, designadamente, em resultado de poluição, podem surgir tensões e conflitos entre comunidades e países", salienta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de três biliões de pessoas por todo o mundo dependem de água que atravessa várias fronteiras. Mais de 153 países partilham rios, lagos e aquíferos e apenas 24 países têm reduzido a escrito acordos de cooperação. 

"Com os efeitos das alterações climáticas a tornarem-se cada vez mais evidentes, é imperioso que os diferentes países e regiões coordenem posições na gestão dos recursos hídricos disponíveis", considera Armindo da Costa e Silva que defende "uma efectiva cooperação para a gestão da água pode tornar as comunidades mais resilientes, quando ocorrem eventos climáticos severos, permitindo uma melhor adaptação por parte da população e a mitigação dos efeitos adversos".

Marcações: Dia Mundial da Água

Imprimir Email