Vimágua assinala o Dia Mundial da Água: «Água para a Paz» é o tema das comemorações em 2024

A Vimágua associa-se esta sexta-feira às comemorações do Dia Mundial da Água, promovendo diferentes ações para celebrar a data instituída pela Organização das Nações Unidas.

O presidente do Conselho de Administração da Vimágua realça que a efeméride destina-se a chamar a atenção para a importância da água doce e defender utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável, no seguimento da Resolução 47/193 adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992. 

Armindo Costa e Silva lembra que diariamente todos podem contribuir para poupar um bem que não é infinito, nomeadamente "no tempo que demoramos a tomar o nosso banho diário ou na água que devemos poupar enquanto lavamos os dentes".

"Há um conjunto de pequenos gestos em que podemos fazer a diferença e esses pequenos gestos quando somados podem, de facto, ter uma repercussão importantíssima na redução dos consumos", salientou o responsável, ao destacar que, em 2024, o tema das comemorações é «Água para a Paz», referindo-se aos benefícios da gestão dos recursos hídricos enquanto instrumento para a paz, apresentando mecanismos e ferramentas eficazes na dinamização da cooperação e na prevenção de conflitos.

No âmbito da comemoração deste Dia Mundial da Água, esta sexta-feira, a Vimágua vai dinamizar, pelas 9h30, uma palestra no Colégio do Ave, subordinada ao tema «Água Segura» e no período da tarde serão apresentados os investimentos concluídos pela Vimágua. Investimentos que mostram a aposta da Vimágua em energia solar como forma de contribuir para a neutralidade carbónica.

"Vamos inaugurar duas novas estações de autoconsumo em dois importantes reservatórios que funcionam também como elevatórias de água e onde se registam, por consequência, consumos muito elevados de energia e onde vamos passar a dispor de um conjunto de painéis solares que vão garantir uma parte significativa da energia que é ali consumida reduzindo, por consequência, aquela que é a factura energética da Vimágua. Mas, muito mais importante do que isso, reduzindo a nossa pegada carbónica e contribuindo para aqueles que são os desígnios de neutralidade carbónica dos municípios de Guimarães e Vizela e, também, do País", salientou, ao dar conta que os investimentos serão apresentados em visitas, às 15h00, ao Reservatório de Guardizela e, pelas 16h30, ao Reservatório de Frades em Vizela.

 

Marcações: Vimágua, Dia Mundial da Água

Imprimir Email