Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube

VÍDEO: Música, alegria e muitas uvas na «vinha fenómeno» de Guimarães

Sociedade20 de Setembro, 2017 16:43

Um ano depois de termos revelado a "vinha fenómeno" de Joaquim Marques, situada na encruzilhada de Fermentões, Silvares e Ponte, na passada segunda-feira, regressamos para acompanhar novamente a colheita das uvas.

A produção voltou a ser prodigiosa e, quem sabe, talvez supere a sensacional campanha do ano passado. "É o amor que tenho por esta vinha. Um amor que dá muito trabalho, que exige uma dedicação permanente e atenta durante todo o ano. Sem a colaboração da minha mulher e da minha filha, não conseguia", confessa, enquanto faz a visita guiada e comentada à vinha, onde os cachos de uvas brancas se entrelaçam uns nos outros.

No ano passado, a produção foi surpreendente e superou as expectativas e orientações dos entendidos. "Na Adega Cooperativa de Guimarães, disseram-me que um hectare de vinha num ano bom dava 15 pipas de vinho no máximo. Eu, neste terreno com sete mil 200 m2 tive 18 pipas e meia. Se a vinha tivesse um hectare teria 25 pipas de vinho!", revela, esboçando um sorriso de contentamento, enquanto pega num cacho e procura explicar o processo de maturação que as uvas conheceram durante o mês de Agosto, em que o calor que se fez sentir o obrigou a regar a vinha. "As videiras também têm sede", observa, enquanto decorre a vindima, em que os participantes colhem as uvas directamente para o cesto que depois será conduzido às tinas, em que será acondicionada a colheita que seguirá para a Adega. "Acredito que vou ter uma produção semelhante à do ano passado, talvez, até possa superar", prognostica, utilizando o velho adágio "até ao lavar dos cestos é vindima".
Com efeito, a vindima é sempre o momento mais esperado para quem se dedica à viticultura. "É uma festa e aqui faço questão que assim seja", continua, olhando para os amigos que o acompanham e que, a meio da manhã, suspenderam a colheita para o merecido farnel, servido numa mesa improvisada no reboque do trator. 

A esposa, Ana Ribeiro segura na grande infusa e zela para que o vinho não falte nos copos de ninguém. "Ele gosta tanto disto que tenho de colaborar. Eu e as filhas! Porque a vinha dá muito trabalho! E sulfatar exige um grande esforço, mas o Senhor ajuda e veja lá se não é um regalo para os nossos olhos ver estes bagos tão douradinhos", diz, enquanto o marido e os amigos fazem uma pausa no lanche para pegarem na concertina, no tambor e nos ferrinhos, iniciando os acordes para a desgarrada que se seguiu. 

O anfitrião da vinha afina a voz e lança o desafio, cantando: "já é um ditado antigo, o sumo sai das uvas, obrigado meus amigos, pelas vossas ajudas". De imediato, surge a reacção de um amigo, que entoa: "vim á vindima do Marques, que é um grande agricultor que agora apanha as uvas que dão o vinho do Senhor". E a resposta não se fez esperar, com o viticultor, a lançar os versos compostos de improviso: "eu até estou muito contente, em primeiro lugar, bom dia a toda a gente!".

A música quebra o silêncio do lugar e prolongava-se pelo dia fora, mas a vindima não podia esperar e urgia regressar à colheita das uvas. Isabel Marques, a filha de 25 anos, não poupa esforços às mãos. Com a ajuda de uma tesoura, com meia dúzia de cachos enche um cesto, num esforço que não cansa. "É um enorme orgulho colaborar com o sonho do meu pai. Ele arriscou e está a vencer, porque a produção supera as expectativas e a qualidade é excelente", assinalou, apontando para os os cestos e cestos de uvas, da casta loureiro, que serão confiados a Adega Cooperativa de Guimarães, onde serão transformados em vinho.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Paula Martins (Permanente)
Rua Teixeira Pascoais, 71-B

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com