Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Facebook Twitter Google + YouTube
Guimarães associa-se à Semana Europeia da Mobilidade

Guimarães associa-se à Semana Europeia da Mobilidade

Ambiente12 de Setembro, 2017 12:04

Pelo quarto ano consecutivo, Guimarães associa-se à iniciativa europeia da Semana da Mobilidade, com um programa que começa no próximo sábado e prolonga-se até ao dia 22.

As diversas iniciativas decorrerão em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável. Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos, dando especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos.

De acordo com o programa, no próximo sábado, haverá "Hora do Conto", na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Ao final da tarde, na iniciativa “A Penha é Nossa”, os participantes subirão de Teleférico até à Montanha. Em pleno Centro Histórico, a partir das 17 horas, haverá música com mais uma edição do Sunset Praça.

No domingo, os vimaranenses são convidados a deixar o carro em casa, aproveitando para passear pelo Toural e a Alameda de S. Dâmaso no “Dia Sem Carros”. As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos, entre as 10h30 e as 13h00. A partir das 16 horas, na Plataforma das Artes, a Get Green vai ensinar o público a andar de bicicleta e a conhecer as regras de trânsito, através do projeto “Educabicla”. A mesma entidade promove mais uma edição do “Cycle Chic”, onde o objectivo é sensibilizar a população para a utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável, ecológico e saudável.

A semana de iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade prossegue na segunda-feira, 18, com ações de sensibilização pelas escolas do Concelho, no arranque do ano lectivo. À noite, a partir das 21 horas, arranca mais um “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que todas as segundas-feiras junta dezenas de vimaranenses, num percurso pelo centro da cidade.

Na quarta-feira ficará online a plataforma “Guimarães à Boleia”, que permitirá partilhar as viagens de automóvel, aberta e acessível a todos. Pela noite, no Convívio, associação situada no Largo da Misericórdia, o Laboratório da Paisagem organiza mais uma sessão informal do “Café com Ambiente”, onde um conjunto de convidados abordarão o tema da Semana, “A partilhar chegamos mais longe”.

A Semana Europeia da Mobilidade termina na sexta-feira. Às 21 horas abre portas o “Movidos pelo Futuro”, um salão de veículos elétricos e inteligentes, que decorrerá ao longo do fim-de-semana no Multiusos de Guimarães. Já a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) convida os vimaranenses a participar no passeio noturno de bicicleta pelas ruas da cidade, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site da ACM. O arranque está agendado para as 21 horas, no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara Municipal de Guimarães.

A Semana Europeia da Mobilidade mobiliza em toda a Europa mais de 2000 municípios, num total de 44 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com