Curtas
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
A Afonsina apresenta o CD «Primeiro», sábado, 21h30, no Largo da Oliveira.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais nasce na UMinho em Guimarães

Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais nasce na UMinho em Guimarães

Educação29 de Julho, 2017 09:18

A Universidade do Minho, em Guimarães, vai sediar em breve a nova Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais (WANFR), uma rede de excelência pioneira na área.

A presidência cabe a Raul Fangueiro, coordenador da plataforma internacional Fibrenamics da UMinho, e estão já pré-inscritos membros de 15 países, como Reino Unido, Argentina, Austrália, África do Sul e Japão. A decisão foi tomada por unanimidade na 3ª Conferência Internacional em Fibras Naturais (ICNF), que juntou em Braga 250 cientistas e profissionais de 40 países.

A escolha da UMinho deve-se à sua experiência na investigação fundamental e aplicada, no desenvolvimento e na transferência de conhecimento neste domínio, bem como por ter organizado as três edições da ICNF e pela afirmação desta academia em termos de visão multidisciplinar, das parcerias internacionais e da capacidade de agregação de competências, refere Raul Fangueiro.

A WANFR quer, entre outras medidas, colmatar algumas necessidades na transferência de conhecimento dos centros de investigação para o mercado, fomentar o trabalho colaborativo entre organizações do setor e, pela primeira vez, integrar todas as partes interessadas na investigação em fibras naturais, desde a criação de conhecimento até à geração e comercialização de produtos inovadores. A rede está aberta a pessoas (investigadores, técnicos, empresários), institutos (unidades I&D, universidades, centros tecnológicos), empresas e outras associações.

“Vamos contribuir decisivamente para a disseminação e o avanço do conhecimento de excelência em fibras naturais e áreas afins”, realça Raul Fangueiro. O responsável vai efetuar um conjunto de apresentações da WANFR em diversos países, iniciando com a participação na Conferência Internacional sobre Compósitos Inovadores de Fibra Natural, que decorre de 4 a 7 de outubro em Roma, Itália, procurando assim alargar o leque de parceiros associados.

Raul Fangueiro nasceu em Braga há 48 anos e é doutorado em Engenharia Têxtil pela UMinho, onde é professor da Escola de Engenharia, investigador do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), líder da plataforma Fibrenamics e coordenador de um grupo de 40 investigadores no campo dos materiais à base de fibras e compósitos. Publicou mais de 140 artigos em revistas científicas, 36 livros e capítulos de livros e tem 15 patentes de produtos e tecnologias inovadoras. Já apresentou mais de 350 comunicações, sendo frequentemente convidado para palestras em todo o mundo. É também mentor e responsável da ICNF, além de liderar vários projetos científicos nacionais e internacionais.
 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Horus (Permanente)
Largo do Toural, 26

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com