Facebook Twitter Google + YouTube

VÍDEO: Pais do Super-T doam 150 mil euros para investigação em oncologia pediátrica

Sociedade4 de Julho, 2017 22:55

Os pais do Super-T vão formalizar esta quarta-feira a doação de 150 mil euros para financiar a investigação na área do cancro pediátrico, num projecto que envolve duas equipas de investigação do i3S/Ipatimup - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. A cerimónia realiza-se às 12h00, no auditório Mariano Gago, na sede daquele Instituto.

David Santos e Susana Guimarães são os pais do Tiago, menino que faleceu em Abril de 2016, numa altura em que lutava contra um cancro infantil - um neuroblastoma de alto risco - e preparavam a viagem aos EUA, onde deveria ser submetido a uma terapêutica experimental.

Para conseguir o dinheiro necessário para a realização desse tratamento, gerou-se uma onda de solidariedade destinada à angariação de fundos. O Super-T conseguiu a quantia necessária para a realização da terapêutica experimental no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, - cerca de 320 mil euros - mas não chegou a fazer a viagem. 

Como o dinheiro não chegou a ser utilizado para esse fim, David e Susana optaram por financiar tratamentos de outras crianças e o desenvolvimento da investigação direccionada unicamente para a oncologia pediátrica. Estabeleceram contacto com o i3S/Ipatimup e vão entregar um donativo no valor de 150 mil euros para ser investido na área do cancro pediátrico, mais especificamente num projecto que envolve dois grupos de investigação e colaboradores da área da neuro-oncologia pediátrica.

"As equipas vão fazer investigação durante dois anos, nas áreas da imunoterapia e da pesquisa genética do cancro pediátrico", vincou Susana Guimarães, fazendo de questão de sublinhar a condição que colocaram à Instituição foi que a verba fosse investida na área da oncologia pediátrica.

O marido, David Santos, salienta que a gestão dos donativos confiados pelas pessoas que colaboraram e contribuíram para a causa do Super-T constitui "uma grande responsabilidade". "O donativo não é nosso. É de todos aqueles que contribuíram e acreditam que o avanço da ciência permitirá encontrar a cura para o cancro. Nós somos apenas os intermediários, os transportadores do dinheiro que nos confiaram", realçou.
 

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com