Curtas
«O Verde a Preto e Branco» na Colecção de Fotografia da Muralha, no Guimarãeshopping. Até 3 de Novembro
Exposição de escultura «Sombras», de Dinis Ribeiro, no Toural, Alameda de S. Dâmaso e Av. Alberto Sampaio
Trail das 3 Virgens, no próximo dia 24, com partida de Serzedelo
Facebook Twitter Google + YouTube
Quarta edição do Guimarães Verão é Jazz começa este sábado

Quarta edição do Guimarães Verão é Jazz começa este sábado

Cultura1 de Julho, 2017 08:56

Tem início sábado a quarta edição do Guimarães Verão é Jazz. Trata-se de um festival através do qual a Associação Convívio vem trazendo o jazz às Noites de Verão da cidade de Guimarães, num conjunto de espectáculos ao ar livre, sem qualquer custo para o público e que, este ano, se prolonga até ao próximo dia 12.

Os concertos decorrem, em geral, no Largo da Misericórdia, às 22h00, em frente à sede do Convívio. Esta festa do jazz inicia-se com um concerto de blues, que no dizer do Presidente da Direcção da Associação, César Machado, "sempre estão em casa quando se trata de um festival de jazz". Desta vez, os blues ficam a cargo da Judy Blue Eyes Band, ficando o fecho do festival, a 12 de Julho, no Paço dos Duques de Bragança, a cargo da MPBossa Tour, com André Rio / Roberto Menescal / Luciano Magno. Uma oportunidade única para ver em palco uma lenda viva da bossa nova, Roberto Menescal, um dos fundadores do movimento, hoje com cerca de 80 anos de idade.

Pelo meio, há ocasião de ter o quarteto de Ricardo Toscano, o mais exaltante músico da história do jazz em Portugal, no dia 9,  um concerto no terraço do Cineclube de Guimarães, com o trio de Renato Dias, no dia 5, o consagrado guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira, com o convidado Paulo Barros ao piano e no dia 7, os alunos e professores da Escola de Jazz do Convívio, que animarão a tarde e noite de domingo, bem como concertos com lugar para instrumentos solistas menos habituais, como é o caso da guitarra portuguesa, com o Trio Atlântida. No dia 4, o violino estará em destaque, numa homenagem a Tooths & Grappelli, no dia 10, e a harmónica cromática, neste último concerto e no do dia seguinte, numa homenagem a Ella Fitzgerald, na passagem dos 100 anos do seu nascimento.

Há assim, imensas propostas de grande interesse, como o piano solo de Marco Figueiredo, a 6 de Julho, com projecção de fotografias, cedidas pela Muralha, Associação para Defesa do Património e projecção da Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães. O Museu Alberto Sampaio é outra entidade que se associa ao festival, com a realização do concerto de encerramento no Paço dos Duques de Bragança.  Haverá jam sessions no café concerto do Convívio, depois dos espectáculos e workshops de voz, improvisação e guitarra. 

O Verão é Jazz, programado  e organizado pelo Convívio, tem financiamento da Câmara Municipal de Guimarães.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com