Facebook Twitter Google + YouTube
Hospital de Guimarães dispõe de monitor do coração accionado por telemóvel único no País

Hospital de Guimarães dispõe de monitor do coração accionado por telemóvel único no País

Saúde16 de Junho, 2017 09:32

O Hospital Senhora da Oliveira é a única unidade de saúde do país que dispõe de um monitor cardíaco que pode ser accionado por telemóvel. Em todo o mundo, só há 30 hospitais com esta inovação tecnológica que permite aos pacientes uma ligação mais fácil e mais rápida com os serviços de saúde.

O Presidente do Conselho de Administração enalteceu o desenvolvimento do saber e do conhecimento que permitiu esta evolução tecnológica com ganhos para os doentes. "É uma demonstração de que as soluções, quando se trata de vida ou de morte, elas já não estão no Hospital, começam a estar em casa das pessoas ou na rua, próximo das pessoas", observou Delfim Rodrigues, ao revelar que "trata-se de um dispositivo médico que é implantado no doente".

"Tem um conjunto de sistemas de informação que permitem ligar ao telemóvel do doente e desse telemóvel ligar para o sistema hospitalar, para o telemóvel do médico ou para o sistema de monitorização do ritmo cardíaco", acrescentou, ao sustentar que o dispositivo permite "a realização de um electrocardiograma na hora e o médico fica a ser conhecedor imediatamente do incidente cardíaco que ocorreu com o doente". 

O responsável da unidade de saúde congratulou-se com a inovação implementada no Serviço de Cardiologia, destacando que "é muito importante em questões de prevenção de morte súbita, conseguindo-se a monitorização por intermédio da telemetria do ritmo cardíaco, precisamente na hora. No sistema clássico implicava que o paciente viesse a uma consulta, fizesse um electrocardiograma, o resultado fosse avaliado e não haveria o tratamento em devido tempo".

"Telemetria alguns hospitais já têm, mas esta monitorização por intermédio de realização imediata de electrocardiograma e ser transmitida para o telemóvel, instrumento tecnológico que com mais facilidade herdamos, somos o único do País", referiu Delfim Rodrigues, ao frisar que são acompanhados no serviço hospitalar cerca de 600 doentes desde Bragança até Coimbra e "alguns já estão a ser monitorizados".
 

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com