Facebook Twitter Google + YouTube
CIM do Ave apresenta Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave

CIM do Ave apresenta Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave

Educação5 de Junho, 2017 10:19

A Comunidade Intermunicipal do Ave promove hoje a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave (PIICIE do Ave). Trata-se de um programa que a CIM do Ave vai implementar nos estabelecimentos escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O plano será apresentado pelos coordenadores do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave, Leonel Rocha e Adelina Paula Pinto e pelo Secretário Intermunicipal, Gabriel Pontes, numa sessão que está marcada para as 14h30, na sede da CIM.

De acordo com a CIM do Ave, "este Plano pretende ser agregador das medidas educativas de promoção do sucesso escolar e de combate ao abandono escolar, alinhadas com as políticas educativas nacionais e europeias, refletindo a estratégia educativa para a NUT III Ave, desenhada pelo Conselho Intermunicipal de Educação e a restante comunidade educativa desta sub-região. O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave agrega 26 projectos educativos (de combate ao insucesso escolar e abandono escolar precoce), dos quais 9 são intermunicipais e os restantes municipais, desenhados de acordo com as especificidades de cada município.

Os nove projectos que serão apresentados na conferência de imprensa são:
 
Hypatiamat: O Projecto Hypatiamat (disponível em http://www.hypatiamat.com) nasceu como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, sobre o desempenho escolar na matemática. Este projeto visa promover a excelência e o desenvolvimento do sucesso escolar, sobretudo centrado na matemática desde o 1º ao 9º ano. A parte mais visível deste projecto é uma plataforma online com inúmeras aplicações hipermédia, interativas.

Litteratus: Reconhecendo que a leitura e a escrita são imprescindíveis na vida quotidiana de todos os indivíduos, estando presentes em todos os contextos – educacionais e sociais e que o seu domínio é condição fundamental para o bom desempenho nas demais áreas do conhecimento e para o exercício da cidadania, este projecto visa a promoção da compreensão da leitura no 1.o ciclo do ensino básico.

Plataforma Mais Cidadania: O projeto «+Cidadania», destinado ao 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como missão prevenir e reduzir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade. O projeto proporciona um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.
 
Salas de aula do Futuro: «Salas de Aula do Futuro» (SAF) traduz-se numa visão para o futuro da educação, onde é repensado o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, contribuindo para a promoção da inovação das metodologias dos processos de ensino e de aprendizagem. Um novo conceito, que conjuga a pedagogia, o espaço e a tecnologia, enquanto elementos chave para se alcançar níveis de excelência na promoção do sucesso escolar.
 
Ter Ideias para Mudar o Mundo: «Ter Ideias para Mudar o Mundo», consiste num estímulo à produção de ideias ou projetos empreendedores de crianças dos 3 aos 12 anos. Pretende-se que os professores adquiram competências empreendedoras para
que possam transmitir às crianças as áreas do conhecimento empreendedor, possibilitando o desenvolvimento das suas ideias em projecto.
 
Educação Parental: Pretende-se com este projecto desenvolver ações de capacitação a dois níveis: ações de capacitação para formadores em Educação Parental e ações de ações de capacitação para pais. Com as ações de capacitação de formadores em
Educação Parental, pretende-se criar uma bolsa de formadores creditados, na NUT III Ave, que seja capaz de formar novos docentes / técnicos nos diferentes Municípios, sempre que se detete essa necessidade. Posteriormente serão esses docentes /
técnicos que serão responsáveis por dinamizar as sessões de Educação Parental para pais nos diferentes Agrupamentos de Escolas.
 
Escolas Empreendedoras IN.AVE: O Projecto surge no âmbito da Rede de Empreendedorismo do Ave, IN.AVE, e começa a criar uma dinâmica muito importante na região. No âmbito do Projecto foram já realizadas três edições. Depois do sucesso das três primeiras edições, a Rede IN.AVE decidiu continuar a apostar na educação empreendedora como a fórmula para o sucesso. Desta forma, procura-se, mais uma vez dotar novos alunos e professores com ferramentas e conhecimentos que os preparem para os desafios do futuro, mas também continuar a desafiar professores e alunos que já se envolveram em edições passadas. O público-alvo do projecto mantém três níveis de ensino, o 2º e 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário e profissional. O Projecto visa fomentar o espírito empreendedor nas escolas, sensibilizando as mesmas e todos os seus agentes para a importância da temática e
para a necessidade de se fomentar uma cultura mais empreendedora na região do Ave.
 
Curtir Ciência: Este é um projecto inovador que pretende de despertar o interesse pela cultura científica e pelas atividades laboratoriais através de atividades de ciências experimentais, adaptadas aos currículos escolares dos alunos.
 
Acompanhamento do PIICIE do Ave: Este projeto tem como objectivos avaliar e monitorizar todas as operações/ações aprovados no PIICIE do Ave, capacitar a equipa técnica responsável pelo acompanhamento e avaliação do PIICIE do Ave e garantir uma comunicação eficaz de todas as ações do PIICIE do Ave.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Paula Martins (Permanente)
Rua Teixeira Pascoais, 71-B

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com