Curtas
«Memento - Raimundo Fernandes, um coleccionador de Guimarães», Casa da Memória. Até 4 de Março.
A Afonsina apresenta o CD «Primeiro», sábado, 21h30, no Largo da Oliveira.
«Paisagens silenciosas» na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Até 29 de Novembro.
Concerto comemorativo do centenário do Orfeão de Guimarães, sexta-feira, 21h30, na igreja de S. Francisco.
«O sonho de voar», exposição de fotografia Mário Cruz, na Assembleia de Guimarães. Até 29 de Novembro.
Facebook Twitter Google + YouTube
Música, tertúlias, debates e desporto na edição do Green Week 2017

Música, tertúlias, debates e desporto na edição do Green Week 2017

Ambiente31 de Maio, 2017 10:53

Guimarães está a preparar-se para receber o Green Week 2017. O evento começa amanhã e prolonga-se até ao dia 8 de Julho.

Em linha com os objectivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas, o Green Week assume-se como uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, através da música, de tertúlias, debates, acções demonstrativas, exposições, actividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. 

O programa começa com a Festa do Ambiente, celebrando o Dia Mundial da Criança.  Cerca de três mil crianças, dos quatro aos nove anos, das escolas EB1 e jardins de infância, vão participar nas actividades que vão decorrer no Multiusos de Guimarães. O espaço integra um Pavilhão do Aquecimento, sala de conferências, galerias e hortas pedagógicas.

Na sequência da edição do ano passado, mas agora em versão alargada, sexra-feira e sábado, na Alameda S. Dâmaso e Largo Condessa do Juncal, vai decorrer o Guimarães Eco-Fest. Trata-se de um festival ecológico, cuja programação integra actividades pedagógicas, cinema infantil, hortas inclusivas, show cooking, tertúlias, área de exposição e restauração, teatro, entre outras iniciativas. O destaque do Eco-Fest vai para a programação musical, com um cartaz repleto de nomes bem conhecidos, muitos deles vimaranenses.

Na sexta-feira, sobe ao palco Sofia Escobar, cantora natural de Guimarães, acompanhada da Orquestra Juvenil de Pevidém. No sábado, é a vez dos Best Youth. O cartaz integra ainda nomes como Zé Miguel, Paraguai, Toulouse, Bandstand Blues Band, Folk CAR, Valert Lobo e Four’Tet.

No sábado, o Instituto de Design é palco de mais uma edição do TEDx Guimarães. O evento terá como mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e pretende abordar temas como a sustentabilidade, as tecnologias e as comunidades verdes e, também, a educação do ambiente. Irá, ainda, abordar temas como o significado da cor Verde, numa perspetiva da psicologia da cor, isto é, o balanço do coração e das emoções e o equilíbrio entre a razão e o coração. Nesse sentido, o TEDx conta com artistas, cientistas e intérpretes sociais, capazes de transformar o mundo com ideias que integram crescimento, harmonia, frescura, segurança e fertilidade.

A Green Week 2017 marca o ano zero de um evento que se pretende bienal e que reflete a Arte da Terra. O LandArt apresenta um conjunto de eventos, como um ritual sonoro que representa uma alegoria à Terra, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade de comunhão da comunidade na construção de uma paisagem sonora. O LandArt integra, ainda, uma conferência internacional, que será o ponto de encontro para a discussão de temas vizinhos ao programa conceptual da bienal, bem como as questões ambientais subjacentes à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. O seminário, intitulado por “Sementeira”, terá um carácter informal, no qual a “mesa” será a plataforma de fluxos, comunhões, debates e trocas entre saberes e sabores da terra.

Por fim, e ao longo dos dias do Guimarães Green Week, decorrerá uma reunião do Comité Externo de Acompanhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, um workshop de coberturas verdes e as comemorações do Dia Mundial dos Oceanos. O Green Week será, igualmente, o pretexto para o lançamento do novo site Guimarães Mais Verde, que se apresentará como um agregador de toda a informação ambiental do Município.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia Ferreira (Disponibilidade)
Avenida Abade de Tagilde, Nº 901

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com