Curtas
Exposição «Os livros de Alberto Sampaio», Palacete Santiago, até dia 10 de Março. Entrada livre.
Facebook Twitter Google + YouTube
Hospital de Guimarães vai reforçar internamento com 26 novas camas

Hospital de Guimarães vai reforçar internamento com 26 novas camas

Saúde22 de Dezembro, 2016 12:19

O Hospital de Guimarães vai reforçar a capacidade de internamento com 26 camas que ficarão disponíveis já no mês de Janeiro.

Em comunicado, a unidade hospitalar sustenta que "no ano 2016 os números de acesso de cidadãos ao Hospital de Guimarães demonstram que, para a mesma capacidade instalada, tem existido uma maior pressão sobre o internamento, sobretudo por conta de internamentos de cariz médico, com entrada de doentes via serviço de urgência".

No âmbito do «Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas - Inverno», o Hospital implementou várias medidas para enfrentar a maior procura dos seus serviços, que se presume ainda aumentar nesta época de frio e gripe. 

O reforço do parque de macas disponível no Serviço de Urgência, a activação de uma cama adicional na UCIP (aquisição de ventilador), a contratação externa de cerca de 75 camas supletivas, com entidades de saúde da região, para uso eventual caso seja necessário colocar doentes agudos ou doentes com alta clínica a aguardar resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, reforço do funcionamento da Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (alargamento de horário nos dias úteis e funcionamento aos fins de semana) para facilitar as altas hospitalares, garantindo o apoio posterior ao doente e família.

A acrescer a estas medidas, o Hospital decidiu ainda reforçar a sua capacidade própria de internamento em 26 camas através da criação de uma nova área, construída de raiz. Esta nova área será construída junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação e estará activa já durante o próximo mês de Janeiro 2017. Com este aumento, procura-se também reduzir a necessidade de recurso a camas supletivas contratadas ao exterior e garantir melhores condições para os doentes.

O Hospital recomenda aos cidadãos que, caso se sintam doentes, devem ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), que funciona 24 horas por dia, em vez de se dirigirem ao serviço de urgência do Hospital. 

Se forem encaminhados para um serviço de urgência pela linha serão atendidos mais rapidamente. Em alternativa a esta linha devem contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde que está habilitado para os atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do Hospital.

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Lobo (Permanente)
Avenida de Londres, 284

Vizela

Farmácia Campante (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1168/1188

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com