Facebook Twitter Google + YouTube
Intervenção no rio Ave para criar ponto de água para os bombeiros e favorecer o lazer em Souto Santa Maria

Intervenção no rio Ave para criar ponto de água para os bombeiros e favorecer o lazer em Souto Santa Maria

Freguesias16 de Dezembro, 2016 13:09

A criação de um centro municipal de BTT no parque desportivo de Souto Santa Maria, a requalificação das principais vias de ligação entre Souto Santa Maria e Souto S. Salvador, a beneficiação da área envolvente ao cemitério de Gondomar e a valorização da levada do Vaqueiro, no rio Ave foram os projectos apresentados ontem durante a reunião do Executivo vimaranense, realizada naquela zona do Concelho.

Na 12ª sessão da iniciativa «Câmara Aberta», o Presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar deu as boas vindas à vereação e realçou a forte ligação aos recursos naturais, em que o rio Ave e o conjunto de moinhos a ele associados assume relevância patrimonial. Dionísio Ribeiro deu conta da importância da reabilitação da «levada do Vaqueiro», cujo projecto de intervenção está a ser articulado com a Agência Portuguesa do Ambiente, de maneira a valorizar aquele equipamento hídrico e criar um espaço de lazer nas margens e numa ínsua situada nas imediações. O projecto prevê a criação de condições para permitir, durante o verão, a recolha de água pelos meios aéreos envolvidos no combate aos incêndios florestais. "A freguesia tem um ponto de água na encosta da montanha, mas no verão nem sempre consegue ter a capacidade necessária", justificou o Autarca.
Depois do arquitecto Artur Côrte-Real, do Departamento de Obras Municipais, ter apresentado os projectos da Autarquia para aquela União de Freguesias, o Presidente da Câmara destacou a prioridade concedida à intervenção no rio Ave, assim como a requalificação da área envolvente ao cemitério de Gondomar e o alargamento da via de acesso à igreja de Souto S. Salvador, tendo enaltecido ainda a "centralidade" que do projecto a devolver em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho para a criação de um centro de BTT. Domingos Bragança considerou que as intervenções "vão estruturar a união de freguesias, zona de beleza extraordinária", fazendo questão de elogiar o trabalho da Comissão Social pela envolvência "conseguida com as pessoas e com a comunidade escolar", no sentido de vincar "a forte coesão social e valorização da identidade cultural".

O Vereador do PSD, André Coelho LIma, enalteceu a importância do Agrupamento Escolar de Briteiros e os autarcas pela "coesão social" existente naquela zona do Concelho. "É um exemplo para o Concelho, porque trabalham para o território e reúnem uma coligação de esforços", afirmou, ao evidenciar o valor patrimonial existente e a conjugação com o património, em que sobressaem "os moinhos que são a marca natural". O representante social-democrata apontou carências com a "deficiente taxa de cobertura das redes de água e a degradação das estradas" e a poluição ambiental que, por vezes, "mancha a qualidade de vida de quem aqui vive".

O Vereador da CDU, José Torcato Ribeiro, evocou o processo de fusão de freguesias, considerando que é preciso "repensar como estão a decorrer os processos, porque foi retirada a proximidade que anteriormente existia com a população". Torcato Ribeiro aproveitou ainda a ocasião para lembrar que no passado dia 13 de Dezembro celebraram-se "40 anos do poder autárquico livre e democrático". "Não tivemos grandes manifestações de festejos infelizmente, ficamos ofuscados com as comemorações dos 15 anos da elevação do Centro Histórico a Património Mundial", assinalou, observando que deixou o reparo "porque a Câmara de Guimarães tem em mente fazer a edição de um livro para aludir aos intervenientes autárquicos após o 25 de Abril de 1974".

Esta reunião do executivo realizada no Centro Social de Souto Santa Maria foi a última deste ano. A vereação ouviu os votos de boas festas pelos alunos da EB1 JI daquela freguesia. A vereação volta a reunir no dia 5 de Janeiro de 2017 no edifício dos Paços do Concelho. A próxima sessão descentralizada vai decorrer na União de Freguesias de Serzedo e Calvos.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Avenida (Permanente)
Av. D. João IV, 585 r/c

Vizela

Farmácia São Miguel (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 442

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com