Facebook Twitter Google + YouTube
Bosch e Universidade do Minho inauguram laboratório e aceleram processo de inovação

Bosch e Universidade do Minho inauguram laboratório e aceleram processo de inovação

Educação29 de Novembro, 2016 09:05

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, marcaram presença em Guimarães, na cerimónia de inauguração do DONE Lab.

O projecto resulta de uma parceria entre a Bosch Car Multimedia Portugal e a Universidade do Minho. Após a assinatura sobre aquele que é o maior projecto de inovação em Portugal, com um investimento de cerca de 55 milhões de euros até 2018, as duas entidades voltam a fazer história com a criação do único laboratório no nosso País com um leque de tecnologias inovadoras que permite a manufactura aditiva avançada de protótipos e ferramentas.

Para o Reitor da UMinho, António Cunha, “este projecto é mais uma evidência da singularidade da parceria entre a Bosch e a UMinho, criando um espaço para investigadores e um laboratório na fronteira da tecnologia com características únicas na Universidade portuguesa, na infraestrutura e no ambiente colaborativo que proporciona”. 

O DONE Lab está instalado na Escola de Engenharia da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. É um laboratório de manufactura aditiva avançada de protótipos e ferramenta que irá permitir à unidade da Bosch em Braga dar uma resposta integrada e alargada a qualquer tipo de desafio tecnológico. Esta estrutura foi construída para suportar os projectos de inovação “Innovative Car HMI” e “iFactory”, que representam um investimento de 55 milhões de euros até 2018, estando a ser desenvolvidos pela Bosch e pela UMinho. Ao ser capaz de produzir os seus próprios protótipos, a Bosch estará a acelerar o processo de inovação, desde a ideia até ao lançamento do produto no mercado. Serão cinco os investigadores a trabalhar a tempo inteiro no laboratório.

“Não há outro laboratório em Portugal que integre este leque de tecnologias”, afirmou Carlos Ribas, administrador técnico da Bosch em Braga e representante da Bosch em Portugal. “Além de aumentar a nossa competitividade no seio do Grupo e as oportunidades de crescimento através da alocação de novos projectos, o DONE Lab vai potenciar o desenvolvimento de competências críticas de colaboradores da Bosch e investigadores da UMinho, podendo assim responder com sucesso à complexidade dos novos produtos a serem produzidos em Braga”, acrescentou.

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Vitória (Permanente)
GuimarãeShopping, Alameda Dr. Mariano Felgueiras, Lj 101/102

Farmácia Faria (Disponibilidade)
R. do Calvário, 201

Vizela

Farmácia Campante (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1168/1188

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com