Facebook Twitter Google + YouTube
Avaria informática do Hospital de Guimarães motiva críticas da Ordem dos Médicos

Avaria informática do Hospital de Guimarães motiva críticas da Ordem dos Médicos

Saúde17 de Novembro, 2016 12:27

Está restabelecido o sistema informático do Hospital da Senhora da Oliveira.

Cerca da meia-noite de ontem a unidade hospitalar foi foi atingida por um «apagão» que "não interferiu com a actividade" clínica, tendo obrigado ao preenchimento manual de formulários, requisição de análises e de outros exames complementares de diagnóstico e terapêutica. 

A situação começou a ser regularizada cerca das 16h00 de ontem, ficando a situação normalizada ao início da noite.
Em comunicado, o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos lamentou uma situação que "condicionou de forma extraordinariamente grave" a actividade clínica, "designadamente no tratamento dos doentes que acorreram ao serviço de urgência e às consultas externas".

O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos afirma ainda que se registaram "implicações gravíssimas na normal actividade do bloco operatório, com desmarcações de inúmeras cirurgias". Aquela entidade representativa dos médicos afirma que o Hospital da Senhora da Oliveira "não avançou com qualquer plano de contingência que pudesse minimizar o impacto deste episódio" o que significa, citamos "uma manifesta incapacidade da instituição reagir aos acontecimentos e a uma falha grave do ponto de vista organizacional, com consequências directas na qualidade da assistência prestada aos doentes". 

Para o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos o Conselho de Administração "deveria ter actuado de forma pedagógica e socialmente responsável, alertando a população para a incapacidade de resposta que se registava desde o período nocturno".
Pela gravidade dos factos reportados, aquele Concelho exige ao Conselho de Administração do Hospital "um esclarecimento público sobre esta situação, que salvaguarde a actividade dos profissionais de saúde, sem prejuízo de tomar as iniciativas necessárias para que falhas desta natureza não se voltem a repetir".

 

Vídeos recentesver tudo

Rádio Santiago em Direto

Cantinho do Puff

Farmácias de Serviço

Guimarães

Farmácia Pereira (Permanente)
Alameda S. Dâmaso, 39

Vizela

Farmácia Alves (Disponibilidade)
Rua Dr. Abílio Torres, 1078

As nossas publicações

Desenvolvido por 1000 Empresas

Contactos

Edifício Santiago
Rua Dr. José Sampaio n.º 264
4810-275 Guimarães
Tel.: 253 421 700
Email: geral@guimaraesdigital.com