Videógrafo norte-americano Brandon Li é cabeça de cartaz do ‘ABVP Travel Fest 2024’

O ABVP Travel Fest está de regresso a Guimarães, nos próximos dias 11 e 12 de Maio, no Teatro Jordão, para mais uma edição de partilha de conhecimento e inspiração para todos os Bloggers e Amantes de viagens e aventura.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, enfatiza que o “património histórico da Cidade, a gastronomia e a arte de bem receber dos vimaranenses deixarão seguramente marcas nos visitantes, muitos dos quais especializados na produção de conteúdos de viagem” em Portugal e além- fronteiras.


“Em Guimarães cuidamos de um turismo sustentável e temos na ABVP o parceiro ideal para percorrer este caminho. Estou certo de que será mais uma edição inspiradora e memorável para todos os que se deslocarem a Guimarães no âmbito do ABVP Travel Fest”, remata Lopes Silva.
Uma das grandes surpresas desta edição é a participação do videógrafo norte-americano Brandon Li, mestre da improvisação, autor do icónico filme The Passion of Andaluzia e recente vencedor do Grande Prémio do Art & Tur - Festival Internacional de Cinema de Turismo com o filme Morocco Arise, Brandon Li é um dos mais conceituados videógrafos de viagem internacionais e vem partilhar todo o seu saber no palco do ABVP Travel Fest 2024.
O norte-americano proferirá uma palestra intitulada «Travel Video: Improvised Storytelling», é apenas um entre muitos nomes de referência nas distintas artes de inspiração no mundo das viagens e do turismo internacional num festival organizado pela Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Entre o primeiro grupo de oradores anunciados, e numa edição focada nas comunidades locais, encontra-se também a brasileira Cris Marques (Raízes do Mundo), uma referência no seu país nesta temática, que nos vem falar sobre ‘Turismo de Base Comunitária: o Poder das Viagens para Mudar Lugares’.
«Baixa» de última hora na edição de 2023, a indiana Shivya Nath, premiada escritora de viagens, autora de bestsellers e defensora apaixonada do turismo como uma força para o bem, vem revelar “como a narrativa de viagens pode capacitar as comunidades locais”.
De Espanha chega Joan Torres, um intrépido explorador do mundo que abordará «A arte de viajar de mochila às costas em destinos extremos», a sua especialidade e paixão - que tão bem retrata no blogue Against the Compass.
Guimarães é o berço do etnógrafo Vítor Silva, mais conhecido por EthnoPoet, que conduzirá uma «Jornada à Etnosfera: histórias de luta, esperança e aprendizagem desde os Himalaias à Amazónia» - respectivamente onde vive atualmente e onde passou quase um ano da sua vida com uma tribo afastada da civilização.
Bernardo Conde é muito mais do que um genial fotógrafo e o ideólogo do icónico festival Exodus Aveiro Fest, explorando no palco do ABVP Travel Fest a temática de «Viajar com Propósito: Transformar Vidas em Madagáscar».
O galego Vicente Fraga apaixonantes histórias das gentes mais isoladas da sua região.

O evento, que vai contar com outros quatro oradores de diferentes latitudes do planeta, mantém a tradição de promover debates em mesa redonda. Este ano a tónica estará no turismo de base comunitária, as suas vantagens e desafios.


segunda, 25 março 2024 09:45 em Sociedade

Marcações: Brandon Li

Imprimir