Centro Juvenil de São José celebra aniversário com novos projectos no horizonte

O Centro Juvenil de São José promove este sábado as comemorações dos 109 anos de existência.

O aniversário da Instituição vai ser assinalado com um programa em que será evocada a vida e obra de São José, numa palestra que terá como orador o Cónego José Paulo Abreu, a partir das 11h00.

A celebração servirá para fortalecer ainda mais a união entre aqueles que frequentaram a Instituição, com a realização da Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos das Oficinas de S. José, às 10h00.
Pelas 12h00, haverá missa em honra de São José na Capela da Instituição, abrilhantada pelo Orfeão de Guimarães, seguida da homenagem ao Fundador, D. Domingos da Silva Gonçalves junto ao seu Túmulo, terminando com um almoço convívio.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da Direcção realça que a iniciativa servirá para partilhar os avanços conseguidos no sentido de alargar as respostas sociais. "Já temos mais de um século, começamos como casa de acolhimento, evoluímos para outras respostas com a criação da creche e um CAFAP e num futuro próximo vamos assegurar respostas sociais no âmbito da saúde mental", assinalou Fernando Sousa.

"O projecto está em fase de elaboração e será lançado um concurso público para que seja concretizado através da prestação de serviços de arquitectura", explicou, manifestando a determinação na sua execução, com a requalificação do actual edifício para o alargamento das respostas sociais.

"Vamos manter as respostas no âmbito da infância, adolescência e juventude", salvaguardou, justificando o alcance da nova frente de actuação com a rentabilização das sinergias existentes na Instituição", acrescentou, ao dar conta que os problemas relacionados com a saúde mental exigem respostas consistentes da comunidade.

"Há estudos que referem que uma em cada três pessoas terá problemas de saúde mental e impõem-se respostas inovadoras. Estamos atentos a esse fenómeno e será nesse sentido que iremos caminhar", assinalou.

Marcações: Centro Juvenil de S.José

Imprimir Email