Descoberta gravura de arma na Casa do Conselho da Citânia de Briteiros

A Sociedade Martins Sarmento anunciou a descoberta de uma gravura de arma na Casa do Conselho da Citânia de Briteiros.

A descoberta foi feita ocasionalmente em Setembro. Num dos blocos de granito que formam o banco corrido ao longo da parede interior da Casa do Conselho, foi identificada uma gravura que representa uma falcata, ou espada curva, característica da Idade do Ferro.
A gravura em questão passou despercebida ao longo dos anos, por ser praticamente invisível a olho nu, sendo apenas possível observar, nos dias de hoje, com recurso a iluminação artificial.
Após a identificação da gravura, foi efectuado, no mês passado, um decalque da superfície gravada, registando assim o motivo decorativo e permitindo uma leitura mais clara.
Segundo a Sociedade Martins Sarmento, "não se trata de um exemplo de arte rupestre, sendo antes um objecto representado num elemento arquitectónico, posteriormente ao corte e colocação do bloco".

A arma representada é uma falcata ibérica, amplamente utilizada em diferentes regiões da Península, entre os séculos V e I antes de Cristo. A folha da falcata foi representada através de uma linha contínua. A parte correspondente à empunhadura foi gravada em relevo, embora de forma imperfeita. A gravura tem cerca de 40cm, podendo-se considerar dentro do que seriam as dimensões reais de uma falcata.


Marcações: Sociedade, Citânia de Briteiros, falcata

Imprimir Email