Vimágua promoveu iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Água

Sob o mote «Água pela Paz» o tema escolhido pelas agências das Nações Unidas para passar uma mensagem global da necessidade de tomar medidas para enfrentar a crise global de recursos hídricos em apoio ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG6): Água potável e saneamento para todos, a Vimágua, durante uma semana, fez um périplo pelas escolas dos concelhos de Guimarães e Vizela, a fim de promover a importância de haver distribuição de água potável para todos em partes iguais.

A cada ano, as comemorações estão subordinadas a um tema diferente, que remete para uma nova perspectiva de abordar as problemáticas associadas ao abastecimento de água e à gestão das disponibilidades de água para consumo humano.

Todos os anos, a 22 de Março, é celebrado o Dia Mundial da Água, como forma de alertar a população para as questões relacionadas com a água. Para assinalar a data e alertar a comunidade mais jovem sobre a importância deste bem essencial à vida, a Vimágua, nas pessoas do presidente do conselho da administração, Armindo Costa e Silva, e da responsável pela qualidade da água, Sofia Bragança, foi visitar algumas escolas entre os dias 18 e 22 de Março.

Começaram com a Escola Secundária Martins Sarmento, onde foram entregues um conjunto de suportes que visam sensibilizar a comunidade escolar para a racionalização do consumo de água e a importância de consumir água da rede pública, uma água segura e mais económica.

No dia seguinte foram ao Colégio Vila Pouca, onde foi dinamizada uma acção de sensibilização para crianças dos 3 aos 5 anos.

Depois à EB 2/3 Abel Salazar em Ronfe, a seguir à EB 2/3 S. Bento em Vizela, e por fim, ao Colégio do Ave, onde foi dinamizada uma palestra subordinada ao tema «Água Segura»

No Dia Mundial da Água foram apresentados os investimentos concluídos pela Vimágua, num investimento de 140 mil euros no reservatório R3E de Guardizela e de 32 mil no Reservatório de Frades em Vizela, em sistemas UPAC para a produção de energia. A primeira visita realizada ao reservatório de Guardizela recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que descreveu como fulcral este investimento. "É imperativo investirmos nestes equipamentos como forma de pouparmos na factura energética, mas também vai reduzir a intensidade carbónica", referiu.
O presidente do conselho de administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva, assegurou que este investimento “resultará numa poupança de energia muito significativa”.
No âmbito da iniciativa também marcaram presença os vereadores do ambiente e da cultura, Sofia Ferreira e Paulo Lopes Silva, respectivamente, e o presidente da junta daquela freguesia, Paulo Silva.
Durante a visita ao reservatório de Vizela, a vice-presidente daquele Município, Agostinha Freitas, enalteceu a aposta da Vimágua na colocação dos painéis fotovoltaicos. "Todos os investimentos feitos em prol da comunidade são uma mais-valia, pois estamos a preservar o ambiente", reforçou. O presidente da junta da União de Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João), José Armando Branco, também fez questão de estar presente.

A escassez de água potável para consumo humano, é já uma realidade em muitas partes do mundo. Não existindo água, em quantidade e qualidade, torna-se impossível a existência e o desenvolvimento de todas e quaisquer actividades.
A água tanto pode aproximar os povos, como pode ser motivo de graves disputas. Mais de três biliões de pessoas dependem de água que atravessa várias fronteiras. Mais de 153 países partilham rios, lagos e aquíferos e apenas 24 países têm acordos de cooperação.

Com os efeitos das alterações climáticas a tornarem-se cada vez mais evidentes, é imperioso que os diferentes países e regiões coordenem posições na gestão dos recursos hídricos disponíveis. Assim, o acesso à água potável e saneamento básico são factores determinantes para o desenvolvimento próspero de qualquer comunidade.

É importante não esquecer que o direito à água integra o catálogo dos direitos do Homem, sendo transversal a todas as áreas da Vida.

Estas iniciativas foram o contributo da Vimágua, para que o tema da água e das energias renováveis sejam objecto de reflexão, apelando a uma maior consciencialização, relativamente às problemáticas associadas à gestão da água.

Poupe água pela sua vida, pela vida de todos!

 

Imprimir Email